
A Perda Auditiva é detectada por meio do exame de audiometria. Ele irá mostrar o grau da perda, que é como a classificamos. A perda auditiva não é classificada por porcentagem. Além do grau conseguimos por meio do exame saber o tipo de perda e também como está o reconhecimento de fala do indivíduo.
O tipo de perda sugere onde esta localizada a perda, os tipos de perda podem ser:
- Condutiva : aquelas que surgem através de doenças na orelha externa e na orelha média.
- Neurossensoriais: quando o comprometimento esta na orelha interna, cóclea ou nervo auditivo.
- Mistas: onde há componentes condutivos e neurossensoriais na mesma orelha.
Grau de Perda Auditiva?

A perda auditiva ela pode ser classificada em grau:
- Leve;
- Moderado;
- Moderadamente/Severa;
- Severa;
- Profunda;
E cada grau de perda auditiva pode estar ligado a dificuldade de comunicação, se há uma perda menor a dificuldade vai aparecer entretanto apenas quando se trata de um ambiente menos favorável. Quando é uma palavra nova por exemplo, mas quanto maior for o grau a pessoa vai precisando de mais informaões e de mais esforço para conseguir um melhor entendimento, então, vai precisar ter pista visual, leitura orofacial e ainda assim se a perda ja estiver em um grau severo ou profundo vai precisar pedir para repetir. Pesquisas revelam que o individuo precisa ter um reconhecimento de fala de 80% para uma comunicação sem dificuldades auditivas.
Unilateral ou Bilareral
A audiometria também consegue mostrar onde está localizada a perda auditiva. Se há uma perda unilateral, bilateral, se há alteração em apenas uma ou nas duas orelhas.
A perda pode ser ainda simétrica, assimétrica ou então iguais nas duas orelhas. Em alguns casos ainda tem uma orelha com perda bem diferente da outra. Dessa forma é possível descobrir se a perda é estável (sempre do mesmo jeito) ou flutuante. Em alguns casos a pessoa em determinado momento escuta melhor, já em outros não escuta tão bem.
É uma perda súbita que aconteceu de forma rápida ou progressiva? foi percebendo a piora aos poucos?
A Audiometria deve ser realizada anualmente, peça ao seu médico. O laudo precoce e uma intervenção adequada reduzem as chances de se ter a comunicação e a qualidade de vida comprometidas drasticamente.
Tudo irá depender de cada caso, o melhor é o paciente sempre questionar o médico a respeito de sua audição. Ele poderá indicar os exames auditivos mais específicos e complementares. O que também pode ser feito diretamente com os profissionais de fonoaudiólogos se necessário durante as consultas.
Quer saber mais?
Venha fazer uma avaliação para saber como esta sua saude auditiva, entre em contato pelo WhatsApp
Quer saber mais sobre a sua Audição: acesso aqui => Os Melhores Artigos